Por que meu condomínio precisa de uma contabilidade?

pexels-photo

Apesar de não ser legalmente obrigatória, a contabilidade predial realizada por um profissional especializado poderia significar uma melhora considerável no trato das finanças de um condomínio. Os administradores, síndicos eleitos dentre os próprios moradores, normalmente não possuem a expertise necessária para lidar com todas as demandas do prédio. Todavia a responsabilidade por elas recai integralmente sobre seus ombros.

Dentre as obrigações fiscais e financeiras; o recolhimento das cotas-partes; e a manutenção do patrimônio condominial, há muitas contas que podem passar despercebidas pela administração por regime de caixa quando conferida maior complexidade às operações monetárias, ainda que ocorram no  cotidiano das atividades desenvolvidas pelo edifício.

Grande parte dos condomínios prediais não são assessorados por um contador, e a falta de fiscalização das operações de gerenciamento pode promover a fraude contábil, principalmente no que diz respeito às aquisições de bens e prestação de serviços contratados pelo edifício. Para prevenir esse tipo de ocorrência, a contabilidade e auditoria contábil se apresentam como ferramentas fundamentais para o controle da administração.

Para além da oportunidade de má-fé financeira, existe a possibilidade de que o regime de caixa não seja capaz de conferir veracidade às transações contábeis. Isso porque esse sistema registra apenas as informações de entrada e saída de capital, mas não engloba, por exemplo, o cálculo dos débitos não quitados. Esse cenário implica na perda do caixa de reserva para acerto de compromissos já firmados, e pode isentar os condôminos que não pagaram as taxas da devida cobrança, uma vez que o sistema é falho em apurar esse tipo de inadimplemento.

A transparência na prestação de contas administrativa, a estabilidade das finanças e a segurança nas operações financeiras referentes aos interesses do condomínio são essenciais para a boa gestão de edifícios. Se você é síndico ou condômino e sente alguma insegurança nas atividades gerenciais, entre em contato, e tire todas as suas dúvidas a respeito dos cuidados necessários com as contas condominiais.

Anúncios
Este post foi publicado em 23 23UTC fevereiro 23UTC 2017 às 20:04. Ele está arquivado em Contabilidade e marcado , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: